sexta-feira, 20 de março de 2020

COVID-19

   
Caros alunos, face às circunstâncias atuais, e com o surgir de uma nova realidade, vou dedicar este texto à pandemia que assola o Mundo informando-vos sobre o responsável por esta calamidade.

CORONAVÍRUS?

Os coronavírus são um grande grupo de vírus que podem causar doenças em animais e humanos sendo que, habitualmente, alojam-se em animais, como por exemplo, aves, morcegos e pequenos mamíferos. Até agora, apenas seis estirpes de coronavírus, entre os milhares existentes, infetaram humanos. Nas pessoas, alguns coronavírus geralmente causam infeção do trato respiratório superior com sintomas como tosse ou coriza, embora alguns possam causar doenças mais graves. Este vírus já foi sequenciado por laboratórios e pertence à família da SARS (a Síndrome Respiratória Aguda Grave) designando-se por coronavírus pelo facto de, visto ao microscópio, observar-se à sua volta uma espécie de espinhos que fazem lembrar uma coroa.
COVID-19?

O COVID-19 é uma nova estirpe de coronavírus e teve a sua origem na cidade chinesa de Wuhan. Este vírus costuma espalhar-se pelo ar, quer através da tosse ou do espirro, quer através de contato pessoal próximo (incluindo tocar e apertar as mãos) ou mesmo pelo simples tocar no nariz, na boca ou nos olhos antes de lavar as mãos. Os sintomas são semelhantes aos de uma constipação, mas podem ser acompanhados de febre, fadiga, tosse seca e, em muitos casos, falta de ar.
Quando suspeitarmos que estamos contaminados devemos manter a calma e optar pelo isolamento preventivo, frequentemente chamado de isolamento profilático  (procedimento recomendado pelas autoridades de saúde para impedir a transmissão comunitária) e telefonar para a linha SNS24 para saber como proceder.
COMO NOS DEVEMOS PROTEGER?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Direção Geral de Saúde (DGS) recomendam os seguintes procedimentos;
- Evitar o contacto próximo com pessoas que sofram de infeções respiratórias agudas.
- Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contacto direto com pessoas doentes.
- Evitar o contacto com animais.
- Adotar "medidas de etiqueta respiratória", como tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir e lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir.
- Evitar sair de casa fazendo-o apenas quando estritamente necessário.
FIQUEM EM CASA! PROTEJAM-SE!