Caros alunos, vou aprofundar
o conceito de triângulo da sustentabilidade empresarial. Sabe-se, hoje em dia,
que as empresas se preocupam com a poluição que geram e os efeitos negativos
que a mesma sujeita o meio ambiente. Essas preocupações decorrem não só das
multas que as empresas ficam sujeitas, face à degradação ambiental que provocam,
mas, igualmente, pelo impacto que essas más práticas possam ter perante a
opinião pública e consequente reflexo na opção de cada cidadão-consumidor na
compra de bens e artigos existentes no mercado. Assim, as empresas devem encarar
o lucro obtido não, somente, numa vertente económica, mas também nos ganhos
sociais e ambientais que consigam alcançar. Deste modo, e sendo as empresas
responsáveis pelo que produzem, desde o início do ciclo até ao fim de vida dos seus
produtos, as mesmas procuram reduzir as emissões de poluentes e evitar o aumento
de resíduos trabalhando para a maximização da reutilização / reciclagem dos
seus produtos.
De acordo com a atual
doutrina ideológico, e para cumprir com os pilares da sustentabilidade (crescimento
económico, desenvolvimento social e proteção ambiental), o mundo empresarial deve-se
reger pela premissa do consumo sustentável atendendo ao respeito das metas sustentáveis
internacionais através do equilibro saudável entre os vários vértices que compõem
o conhecido triângulo da sustentabilidade.