terça-feira, 5 de março de 2019

A evolução da população mundial



Na evolução da população mundial podem distinguir-se três fases caracterizadas por ritmos de crescimento populacional diferentes.
1.O regime demográfico primitivo, até meados do século XVIII, caracterizou-se por um ritmo crescimento populacional lento. Tanto a taxa de natalidade, como a de mortalidade apresentam valores elevados, pelo que o nascimento é fraco.
2.A revolução demográfica, desde meados do século XVIII até à Segunda Guerra Mundial, caracterizou-se por um rápido crescimento da população mundial. A taxa de mortalidade sofreu uma acentuada redução, em particular nos países industrializados, enquanto a taxa de natalidade se manteve elevada.
3.A explosão demográfica, iniciada após a Segunda Guerra Mundial, corresponde à fase de maior crescimento populacional da História da Humanidade. A descida da taxa de mortalidade em todo o Mundo e a manutenção de altas taxas de natalidade na maior parte das regiões menos desenvolvidas provocaram um crescimento da população mundial muito rápido.


Os 2 modelos da evolução da população a partir da Revolução Demográfica
.
.
Modelo de evolução da população nos países desenvolvidos
1.Regime primitivo, as taxas de natalidade e de mortalidade apresentam valores elevados e relativamente próximos, verificando-se um fraco crescimento demográfico.
2.Regime de transição, numa primeira fase, ocorre uma queda acentuada da taxa de mortalidade enquanto a de natalidade se mantém elevada, registando-se um aumento do crescimento demográfico; numa segunda fase, a taxa de natalidade diminui e, gradualmente, aproxima-se dos valores da taxa de mortalidade, assistindo-se a um abrandamento do crescimento demográfico.
3.Regime moderno, as taxas de natalidade e de mortalidade apresentam valores baixos e relativamente próximos, voltando a registar-se um fraco crescimento demográfico.
.
.
Modelo de evolução da população nos países não desenvolvidos